CERVEJA ARTESANAL – QUAL SUA ORIGEM E PORQUE FAZER SUA PRÓPRIA CERVEJA?

Origem da cerveja artesanal

A cerveja é uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem. Ela era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, ibéricos e mesopotâmios pelo menos a 6000 a.C.

Durante a Idade Média diversos mosteiros fabricavam cerveja. As cervejas fabricadas nos mosteiros recebiam a adição de diversos tipos de ervas para aromatizar a cerveja, entre elas o louro, sálvia, gengibre e o lúpulo. Os monges utilizavam o lúpulo para dar um sabor mais amargo a cerveja e ajudar a preservá-la.

Uma grande parte das cervejas produzidas antigamente eram do tipo ale, com o passar do tempo as variedades foram aumentando.

Com a industrialização e o estilo de vida moderno da população a demanda foi crescendo, fazendo com que a produção em grande escala das fábricas mudassem o estilo tradicional de fabricação para se tornar mais lucrativa.

Houve uma época em que os Estados Unidos proibiram o consumo de bebidas alcoólicas (Lei Seca) e a cerveja é claro estava inclusa na lista, mas nem por isso a fabricação da cerveja parou. As pessoas passaram a produzir clandestinamente em suas casas já que os ingredientes não eram de venda proibida. E assim a cultura artesanal da cerveja se manteve por lá.

O que é home brewing? Por que fazer sua própria cerveja?

A cerveja é uma das bebidas mais amadas no Brasil e nosso clima tropical favorece o consumo da bebida. A busca de produtos feito de maneira artesanal vem a cada dia aumentando no mercado brasileiro e isso aguçou a busca por cervejas de qualidade, diferente das marcas comumente encontradas por preços bem mais baixos.

E na busca por cervejas de alta qualidade e sabores diferenciados criou-se um aumento no home brewing (fabricação de cerveja em casa). Nada melhor que fazer sua própria beer e dar um toque especial que a deixará única.

Fazer cerveja em casa não é um bicho de sete cabeças, é muito mais simples e barato do que você pode estar pensando.

Claro que você deve ter me mente que é um processo mais lento do que comprar uma cerveja “pronta” no mercado e sair tomando, mas te garanto que é uma sensação incrível degustar algo que você fez, com ingredientes escolhidos especialmente por você para sua receita.

Se você gostou da idéia de fazer sua própria cerveja fique de olho por aqui, em breve daremos mais dicas legais de como começar sua produção de cerveja artesanal.