O que é eficiência de brassagem e como calcular?

Você sabe qual é a sua eficiência? Sabe formas de melhorar a sua eficiência de brassagem?

Eficiência na sua brassagem é antes de mais nada, dinheiro! Sim… dinheiro.
É a diferença entre tudo o que você coloca na panela e o que você manda no fermentador.

Como todo mundo, você também deve gastar significativamente em insumos e quer ter certeza que está conseguindo extrair o máximo que puder. É a partir daí que é criado o conceito de eficiência.

É importante ressaltar que você não extrai somente açúcares durante o processo de brassagem, você extrai também taninos, polifinos, proteínas, gases e muitos outros componentes da sua cerveja que não necessariamente serão convertidos em álcool durante o processo de fermentação mas que terão um grande impacto no seu resultado final.

Tudo o que está dissolvido no seu mosto está contido na sua medição de densidade.

Densímetro para Cerveja Artesanal

Outro aspecto importante é que a eficiência não é uma referência comparável pois cada processo, insumo e equipamento irá apresentar um resultado diferente de eficiência.

Ela é, por si, uma referencia de comparação com seus próprios resultados e uma ferramenta de planejamento da sua brassagem e receitas.

Ou seja, com a sua experiência no seu equipamento você poderá planejar o quanto de malte você irá precisar para alcançar uma determinada graduação alcoólica.

Existem duas formas de calcular a eficiência de brassagem:

  • Brew House Yield (Eficiência de brassagem): BY
  • Overall Brew House Yield (Eficiência Total): OBY

A diferença é que a segunda leva em consideração a Densidade Potencial (extrato potencial) de cada malte.

Enquanto a primeira é a simples relação entre o que você colocou e o que você tirou.

 
BY (%) =    Litragem final (em Litros) x Densidade (gramos em 100ml) x 1000 / Peso do malte (em gramos)
OBY (%) = BY (%) / Potencial de extrato do malte (%)

O Beer Smith o conceito de Overal Brewhouse Yield (Eficiência total) é calculada da seguinte forma:

OBY = Pontos de Densidade Medida / Pontos de Densidade Potencial

Ou seja… se você fez sua cerveja e mediu Densidade de 1.060, a densidade potencial daquele malte do mosto seria 1.100, você alcançou 60% de eficiência total.

Os “pontos de densidade” nada mais são do que a diferença de densidade para água (1.000) multiplicada por 1000. Ou seja, se seu mosto tem 1.040 de densidade, ele tem 40 pontos de densidade.

A Densidade Potencial de cada malte é um calculo dado pelo fornecedor do malte no qual correlaciona o máximo de extrato total conseguido em laboratório com 12Plato = que é aproximadamente 1.048 densidade ou 48 pontos de densidade quando adicionado 1kg de malte para cada volume de 8,5 litros de mosto (uma libra de malte em um galão de cerveja).

Se o seu malte tem potencial de 80% de extrato, quer dizer então que o máximo que você chegará seria a uma gravidade de 1.038 ou 38 pontos de densidade com 100% de eficiência.

Se você colocar 2kg para cada 8,5L de mosto, a sua densidade potencial máxima desta composição de malte irá dobrar para 1.096.

A sua densidade medida dividida pela densidade potencial será a sua eficiência total.

Neste mesmo exemplo, se a sua OG medida ficou em 1.062, a sua eficiência total terá sido de 65% (62 ÷ 96).

A diluição do seu mosto deverá obedecer a uma relação inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o volume, menor a densidade.

Neste mesmo exemplo, a sua densidade medida de 62 pontos a 8,5 L teria uma densidade de 52 pontos se diluído para 10 litros de mosto final (62p x 8,5L ÷ 10L).

DICA: Ao fazer cerveja caseira, os dados laboratoriais podem ter muita alteração com relação á realidade pois trabalha-se com volumes muito baixos. Portanto, para aperfeiçoar as suas receitas e chegar a uma taxa de Eficiência mais precisa, faça o seu cálculo da sua Brewhouse Yield e meça ele em suas brassagens para avaliar a sua performance.

Ao usar o Beer Smith,  divida pelo potencial médio do malte utilizado – desta forma você irá ter o dado mais preciso da sua OBY para projetar novas receitas ou importar outras receitas pelo software.

Eficiência da Brassagem - BeerSmith
Foto Reprodução Beer Smith

Para Homebrewers, OBY costuma ser entre 65 e 75%. Já as cervejarias costumam trabalhar com valores acima de 90%.

Você pode baixar o Beer Smith em nossa loja online e testar a licença free por 21 dias: AQUI!

Nos próximos capítulos abordaremos formas de você melhorar a eficiência.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.