Dry Hopping: O que é, Como fazer e Em qual cerveja utilizar?

O que é Dry Hop?

Dry Hop é o processo de adição de lúpulo, geralmente feito durante a fermentação, para você conferir um aroma acentuado e fresco na sua cerveja .

O termo “dry hopping” se originou há séculos através dos cervejeiros britânicos e foi usado para se referir a adicionar lúpulo ao barril pouco antes de ser enviado para o cliente.

Hoje em dia, o dry hopping refere-se a qualquer adição de lúpulo após o resfriamento do mosto. Estas adições podem ser feitas no fermentador primário, no secundário ou adicionando lúpulo diretamente a um barril. Normalmente com o auxilio de um Hop Bag para evitar entupimento.

o que é Dry Hopping?
Foto Brew Geeks

Qual estilo de cerveja posso fazer o Dry Hopping?

Tradicionalmente, o dry hopping é feito em estilos de cerveja como Pale Ale’s e IPA’s. Mas as pessoas estão utilizando esse processo em muitos outros estilos também.

Como você não está fervendo o lúpulo, você não estará extraindo nenhum dos óleos deles, e portanto não estará contribuindo para o amargor da cerveja. O que você estará adicionando é sabor e aroma do lúpulo.

Vendo que a maior parte do paladar humano vem do cheiro, então você pode ver por que as pessoas dão esse toque a mais durante o homebrew.

Fonte: Byo/Mid West Supplies

Experiências

Se você é um grande fã de lúpulo, sem dúvidas você precisa tentar fazer um dry hopping na sua próxima receita.

E caso você já seja adepto dessa técnica, conte para gente suas experiências.

Está a procura de lúpulos e outros insumos para homebrew? Acesse nossa loja online e encontre tudo para sua produção de cerveja caseira.

Confira algumas promoções de lúpulos na Prazeres da Casa Brew Shop.

LÚPULO MOTUEKA SAFRA 2013 AA 6,7

LÚPULO HALLERTAU TRADITION SAFRA 2016

LÚPULO SLOVENIA SAVINJSKI GOLD SAFRA GOLDING SAFRA 2015