Conheça os principais insumos para cerveja artesanal

A produção de cerveja artesanal vem conquistando cada vez mais adeptos. Hoje em dia já exista cervejas caseiras produzidas com vários tipos de ingredientes. E que agradam os mais diversos paladares possíveis. Mas, se está produzindo essa bebida pela primeira vez, é preciso que conheça o básico sobre os insumos para cerveja artesanal.

E, somente então, passe a se aventurar na produção de novos sabores. Basicamente, os insumos para cerveja artesanal são a combinação perfeita de elementos que farão você obter a formulação ideal.

E mesmo que você conte com todas as ferramentas necessárias para iniciar sua produção, sem a combinação dos insumos certos, dificilmente alcançará um padrão aceitável para sua bebida. E não é isso que você deseja, certo?

Portanto, neste post, mostraremos a você quais são os principais insumos que deve usar para garantir uma cerveja artesanal de qualidade. Confira!

Conheça agora os melhores insumos para cerveja Artesanal!!

A água é o insumo básico para a cerveja artesanal

A água é o insumo em maior quantidade dentro do processo de produção da cerveja artesanal. E se é fã de cerveja, sem dúvida já ouviu falar que quanto mais qualidade este insumo tiver, melhor para sua bebida, o que é a mais pura verdade.

Afinal, a água exerce influência tanto na textura, quanto no sabor e até no amargor da cerveja. Por isso, é importante que saiba identificar as características desse insumo que é indispensável, no processo de produção.

Para que a água seja considerada de boa qualidade para a produção de cerveja artesanal, ela precisa ter como características:

  • A água não pode possuir a presença de cloro;
  • Ela deve ser potável;
  • O pH da água deve estar entre 6,5 e 7,0;
  • Presença de menos de 100 mg/litro de carbonato de cálcio ou magnésio;
  • Possuir traços de magnésio na forma de sulfatos;
  • Presença de 250 a 500 mg/litro de sulfato de cálcio;
  • O cloreto de sódio deve estar entre 200 e 300 mg/litro;
  • Presença de menos de 1 mg/litro de ferro.

Hoje em dia, já existem processos que permitem a modificação da água de acordo com especificidades de cada receita. Mas, no geral, são as características acima que definem se este insumo é ou não adequado para usar em sua produção.

Conheça os perfis de água para cada tipo de cerveja! Saiba Mais

Além disso, vale ressaltar que você deve manter o pH da água sob controle. Isso porque, o pH acaba influenciando a ação enzimática dos ingredientes no mosto, que varia, de acordo, com o tipo de cerveja e os insumos para cerveja artesanal que você deseja usar.

Quero fazer minha própria cerveja em casa!!!

O Malte também é um dos insumos para cerveja artesanal

O malte é o produto que surge a partir do processo de germinação de grãos de trigo e de cevada. Este insumo tem participação importante na produção da cerveja, pois ele altera as características físicas e químicas da bebida.

O grão se torna malte quando fazemos ele brotar. E, logo após, realizamos um processo de secagem e aquecimento dos grãos.

Durante esse processo o grão libera açúcares, amidos e proteínas armazenadas na semente. E estes elementos são o que garante uma fermentação excelente.

Lúpulo

O lúpulo é o queridinho dos cervejeiros artesanais, pois é este insumo que confere o amargor e aroma da cerveja artesanal. Esse ingrediente possui dois tipos: o amargor e aromático.

Primeiro falaremos sobre o amargor, é mais utilizado no processo de fervura, sendo responsável pela extração do sabor amargo que você deseja na sua cerveja.

Já o lúpulo aromático, participa da fase final da fervura com a intenção de conferir um aroma mais acentuado à cerveja artesanal. Claro que tudo dependerá da sua preferência, sendo possível controlar essas características.

Leveduras também integram a lista básica de insumos para cerveja artesanal

As leveduras são tipos de fungos responsáveis pela fermentação da cerveja artesanal. E existem diversos tipos de leveduras que se aplicam nos processos de fermentação. Mas, no geral, para produção de cerveja são utilizados 2 tipos de leveduras:

Conheça os principais cuidados na Carbonatação, Priming e Envase

1.      Leveduras de fermentação reduzida

As leveduras de baixa fermentação, como o próprio nome diz, são leveduras que necessitam de temperaturas entre 7° e 15°C para fermentar a cerveja. Nesse caso, o processo de fermentação ocorre de maneira lenta. Ou seja, usando esse tipo de levedura, sua bebida pode levar até 30 dias para ser completamente fermentada.

As cervejas artesanais confeccionadas com esse tipo de levedura possuem um sabor leve, com pouco aroma, mas com boa formação de espuma.

2.      Leveduras de fermentação elevada

Estas são leveduras que atuam em temperaturas mais altas, entre 15° e 25°C. E, diferentemente das leveduras anteriores, estas permanecem na superfície formando pequenos flocos durante o processo de fermentação.

É uma fermentação mais rápida, levando poucos dias ou semanas para chegar ao final e produz bebidas um pouco mais alcoólicas, densas e escuras. Esse tipo de fermentação obtém aromas frutados e as cervejas do tipo Ale.

Existem ainda as leveduras selvagens, que realiza fermentação em temperatura ambiente. E o tempo em que esse processo ocorre é ainda mais prolongado, podendo levar anos até ser completamente concluído.

Como pode perceber, as leveduras possuem um papel fundamental na produção da cerveja artesanal. Por isso necessita de todo um cuidado no manuseio e na compra dessa substância.

Qualquer contato com microrganismos ou bactérias exteriores, pode acabar prejudicar toda a produção da cerveja.

Outros insumos

Existem outros insumos para cerveja artesanal, que possuem algumas características diferenciadas, conhecidos como adjuntos, são eles as frutas e especiarias.

Esses insumos podem conferir um sabor e textura exclusiva à cerveja artesanal. Mas, só recomenda-se trabalhar com estes insumos quando você apresentar alguma experiência em produção de cerveja artesanal.

Por isso, se o seu objetivo é ir além da produção de cerveja caseira. E inovar nos sabores da sua bebida, a dica é adquirir mais conhecimento. Até mesmo para saber como aplicar os insumos para cerveja artesanal mais básicos e outras especiarias, assim como para utilizar os equipamentos corretamente. Somente então estará preparado para a formulação de combinações diferenciadas de sabores!

Bom, agora que você já conhece os insumos para cerveja artesanal, se planeje para começar a produzir uma cerveja de qualidade.