Cervejaria desenvolve cerveja utilizando água de esgoto

Cervejaria desenvolve cerveja utilizando água de esgoto

A cervejaria Stone Brewing de San Diego está apostando na sustentabilidade e  recentemente desenvolveu uma cerveja feita com água de esgoto.

Sim é isso mesmo que você leu, água de esgoto. Pode parecer algo totalmente fora do contexto do que é fazer cerveja de qualidade, já que um dos principais ingredientes e o mais importante deles é agua. Já falamos inclusive como a qualidade da água pode afetar no sabor da cerveja.

Mas calma que tem uma explicação para tal ousadia.

Por que água suja?

A cidade de San Diego sede da cervejaria está passando por um grave problema de seca, lançando o programa Pure Water.

O programa, com vários anos, tem como objetivo usar a tecnologia de purificação na produção de um terço da água potável da cidade até 2035 .

Sobre a cerveja

Ela é produzida com águas residuais tratadas. A Full Circle Pale Ale foi degustada pelo prefeito da cidade, segundo ele a cerveja é fantástica e que “não há melhor maneira de destacar a pureza desta água”.

Até o momento foram fabricados cinco barris de cerveja com essa água tratada.

Steve Gonzalez da Stone Brewing admitiu que estava um pouco cético ao criar uma cerveja a partir de água reciclada. Mas agora ele mudou de opinião.

“Entre as Pale Ale que fiz, essa provavelmente está entre as três melhores.”

Foto Reprodução Twitter Stone Brewing

História

Também essa “técnica” não é uma grande novidade. Historiadores afirmam que o consumo de cerveja salvou a humanidade durante a Idade Média, pois a água (que era contaminada) passa por um processo de fervura em que eliminava todos os microorganismos causadores de doenças.

Ou seja, cerveja mesmo que feita a partir de água de esgoto é mais limpa do que água.