BJCP 4a: Munich Helles

Impressão Geral:Uma Lager alemã limpa, maltada, de cor dourada, com um sabor de grãos docese um final suavee seco. Lúpulo bem sutil, que pode ser de perfil condimentado, floral ouherbal, de conteúdo amargo apenas para ajudar a manter o balanço maltado, mas não doce,o que ajuda a esta cerveja seruma bebida refrescante, para ser consumida todos os dias.

Aroma:Moderado aroma de maltes de grãos doces. Aroma de lúpulo baixo a moderadamente baixo, que pode ser condimentado, floral ou herbal. Emboraum aroma limpo é mais desejável, umanota de pouca expressão deDMS ao fundo não chega a seruma falha. Perfil defermentaçãolimpa, agradável, com malte dominando o equilíbrio. Os exemplares mais frescos tendem a ter maisaroma de malte doce.

Aparência:Cor de amarelo médioapalha. Limpa. Espuma branca cremosa e persistente.

Sabor:Inicia moderadamente maltada,sugerindo dulçor, um moderado sabor de malte granulado doce, e com uma impressão suave e arredondado no palato suportada por um baixo para médio-baixo amargor de lúpulo. O finalé suave e seca, sem percepção de carbonatação vívida ou efervescente. Baixo a moderadamente baixo sabor de lúpulo condimentado,floral ou herbal. Os Maltesdominam o lúpulo no palato, no finale no retrogosto, mas o lúpulo deve ser perceptível. Não deve haver nenhum dulçorresidual, basta a impressão de malte com amargor muito suave. Exemplares muito frescos parecem mais docesdevido aocaráter rico e fresco demalte que pode desaparecer com o tempo. Perfil defermentação limpa.

Sensação de Boca:Corpo médio. Carbonatação média. Caráterlager de intensidademacia.

Comentários:Uma Pilscompletamente atenuada e maltada. Helles é uma cerveja de malte acentuado que não é excessivamente doce, mas concentra-se em sabor de malte com um amargorsubjacente, que desempenha um papel secundário. Exemplaresde exportação podem rapidamente perder algumas das ricascaracterísticas do malte, que a maioria das vezes sugere dulçor.A Helles em Muniquetende a ser mais delicadaem todos os aspectos do que aqueles que são produzidas fora da cidade, e que podemser mais assertivas, com mais corpo, sabor e carácter de lúpulo.

História:Criada em Munique em 1894 na Cervejaria Spaten para competir com ascervejasclaras tipo Pilsner. Atualmente, o estilo mais popular no sul da Alemanha.

Ingredientes Característicos:Malte Pilsner continental, varietais de tradicionais lúpulosalemães do tipoSaaz, levedura limpalager alemã.

Comparação de Estilos:Similar, no balançode maltese amargor à Munich Dunkel, mas com menordulçor maltado ao natural, e clara ao invés de escura. Maiscorpo e presença demalteque uma GermanPils alemã, mas com menos caráter de lúpulo.Perfil de malte semelhante ao de umaGerman Exportbier, mas com menos lúpulo no balanço.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.044 –1.048
FG: 1.006 –1.012
IBUs: 16 –22
SRM: 3 –5
ABV: 4.7 –5.4%

Exemplos Comerciais:Augustiner Lagerbier Hell, Bürgerbräu Wolznacher Hell Naturtrüb, Hacker-Pschorr Münchner Gold, Löwenbraü Original, Paulaner Premium Lager, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original.

Etiquetas: Intensidade Standard, CorClara, Fermentação Baixa, Lagered, EuropaCentral, EstiloTradicional, familia-pale-lager, Maltada.

Fique por dentro das novidades cervejeiras

Processando…
Sucesso! Você está na lista.